quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Espaço Aberto

Busco iniciar as aulas com uma leitura seguida de uma roda de conversa onde possamos relacionar o que foi lido com algo que eles vivenciam. Mas há dias que minha intenção é substituída por assuntos que os estudantes trazem, de acontecimentos que vivenciaram então o espaço é deles.
Procuro fazer uso de temas do interesse dos estudantes para inserir os conteúdos que precisam se apropriar tornado-os, dessa maneira, significativos.
Em momentos de decidir como será o encerramento de alguma atividade, discutimos juntos. É aberto espaço para sugestões e decisões, que por vezes, são deles. Assim, eles se tornam protagonistas no processo de aprendizagem.
Diante de conflitos que surgem, paramos e discutimos qual melhor maneira de resolver a situação. No início, isso gera neles uma confusão, pois estão acostumados a terem seus conflitos resolvidos pelos adultos.
Podemos fazer uso da tecnologia de inúmeras maneiras: um filme que traga uma reflexão a ser debatida com a turma; um blog onde eles são os autores das postagens; uma peça para o dia das mães onde eles escolham qual será; a música em homenagem aos pais escolhida por eles (os estudantes menores podem não conhecer repertório, nesse caso, trago três ou quatro sugestões e abrimos para votação) etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário