quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

REFLEXÕES ACERCA DO CONCEITO DE CURRÍCULO

O currículo da visa nortear a prática pedagógica da escola. Este não é acabado, está em constante modificações/adequações.
Ele não se limita apenas conteúdos ou matérias, mas a organização e  o plano de desenvolvimento dos alunos
O currículo deve ser construído pelo grupo escolar (pais, alunos professores e funcionários), deve estar a serviço do professor, que por sua vez, deve estar atendo para não ser “engessado” por ele, pois como já foi mencionado, ele é flexível, devendo ser adequado as necessidades dos alunos, da realidade onde se insere.
Em sua elaboração há que se pensar por quê, por quem, para que é feito, ou seja,  que o aluno adquira os conhecimentos necessários à sua vivencia futura como também se aproprie de mudança de comportamento através  de aquisição de valores que se transformarão em atitudes e habilidades de pensamento.
O “para quem” é fundamental, pois, por exemplo, o currículo de uma cidade urbana não será totalmente adequado a uma cidade rural.
Com a tecnologia chegando as “massas” (computadores, celulares, ipods, ipads etc), caberá a escola se apropriar dessa ferramenta tanto como recurso como conteúdo, ou seja, o professor fará dela um recurso em sua metodologia e ora será o conteúdo a ser trabalhado.
Para tanto, na elaboração do currículo, a tecnologia precisa estar na discussão de como poderá ser utilizada de modo a favorecer o desenvolvimento acadêmico, social e individual do aluno crítico e reflexivo.
Sendo assim, o grupo escolar necessitará de se apropriar da tecnologia, ora recurso ora conteúdo,  e compreender que é um riquíssimo instrumento para favorecer o aluno, tornando-a inserida no currículo.
Como o papel principal para mediar esse recurso/conhecimento é do professor e a maioria deles não tem intimidade com a tecnologia, há que se ter um olhar diferenciado para que a devida formação a alcance. 

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